Idade: 27
Cidade de origem: Teresina, PI
Cidade que mora atualmente: São Paulo, SP
Ano da migração: 2022
Ocupação Atual: Engenheiro de Software
Como era a vida onde você morava? Você morava na cidade ou no interior?
        Se fosse pra resumir em uma palavra: solitária; morava na capital Teresina mas de "capital" só tem nome. As únicas atividades para se fazer são ir ao shopping quando está quente e ir nos poucos parques quando não está (quase nunca); o serviço de transporte público é precário e pra praticamente qualquer coisa você precisa de carro já que a cidade é "planejada" (leia: para carros, não pessoas). Bairros residenciais com pouco comércio, divisão extremamente clara entre as classes sociais (zona leste [mais rica] separada por um rio), praticamente nenhum lugar seguro o suficiente pra andar na rua sem se preocupar. Infelizmente dotada da mesma síndrome de São Paulo onde as pessoas votam em políticos que não querem o melhor pra cidade.
O que fez você decidir sair da sua terra?
        O principal fator foi o clima. Temperatura mínima de 24 graus e máxima de 41 durante o ano inteiro, um período fixo de chuvas no começo do ano e um período onde a temperatura mínima aumenta pra 27-30. Recentemente visitei lá por um final de semana e meu corpo já tinha esquecido do quão ruim a sensação de estar em um forno 24h por dia é, tinha que ficar jogando água no rosto pra me sentir minimamente bem. O segundo fator foi a minha necessidade de conseguir viver minha vida fora do meu quarto. Na época, já namorava minha atual esposa por 4 anos e a ideia era ter ido em 2020, mas a pandemia atrapalhou todos os planos e só consegui ir em janeiro de 2022. Acabou sendo bom porque juntei dinheiro suficiente pra fazer a mudança bem tranquilamente. Já em São Paulo, a possibilidade de não ter/precisar de carro me permitiu sair de casa mais vezes do que já tinha saído minha vida inteira em Teresina em menos de 6 meses morando aqui. Praticamente todos os finais de semana tem algum evento pra ver, amigos para sair e às vezes é até difícil encontrar um final de semana pra só ficar em casa.
Foi uma decisão fácil ou difícil? Por quê?
        Extremamente fácil; tive suporte dos meus sogros para facilitar a mudança e tinha juntado dinheiro por 4 anos pra conseguir fazer do jeito mais tranquilo possível. Meus pais felizmente tem condição financeira pra conseguir me visitar então não tinha nada que me prendia lá.
Como você se locomoveu da sua cidade até aqui? 
       Avião.
Tinha alguém aqui te esperando ou você veio por conta própria?
       Minha esposa e meus sogros ajudaram com a mudança, mas no primeiro ano morei sozinho em um apartamento bem pequeno até que consegui me mudar no segundo ano para um que pudesse morar com ela, finalmente.
O que você lembra do seu primeiro dia aqui?
       Estava muito frio, exatamente do jeito que eu queria, e chovia muito. Cheguei em Guarulhos e fui pra um Airbnb na Santa Cecília onde fiquei 15 dias procurando algum lugar pra alugar (vim sem nem isso programado).
O que você sentiu mais falta quando chegou?
        Por mais irônico que seja, minha rotina. Demorou alguns meses pra tudo se organizar após a mudança e não tava dando para me sentir bem até terminar tudo que precisava.
O que te ajudou a se adaptar à nova cidade e seguir a vida?
       Minha mãe veio ajudar com a mudança por uma semana e depois minha esposa ficou um tempo comigo ajudando, não poderia ter conseguido ficar 100% sem elas.
Você conseguiu trabalho logo que chegou? Em quê?     
      Já estava trabalhando remoto na época e tinha tirado férias de 30 dias pra realizar a mudança com calma.
Teve chance de estudar aqui ou pretende estudar ainda?      
       Passei a estudar fotografia, tive a oportunidade de participar de várias saídas fotográficas, um grupo de estudos que resultou no meu primeiro fotolivro e fazer workshop com pessoas de referência na área.
Como tem sido viver aqui?
        Mais tranquilo do que eu esperava, sempre me botaram muito medo de que São Paulo é perigosa demais (e é, mas você aprende a lidar) e no fim é só não vacilar com o celular, não andar por onde você não conhece e na dúvida pegar um Uber ou táxi pra voltar pra casa. Nunca saí tanto de casa em comparação a antes e fico imaginando o quanto mais poderia ter vivido em uma cidade que me permite isso se tivesse vindo antes.
A vida que você leva hoje era o que você imaginava?  
      Definitivamente não (no bom sentido); hoje moro com a minha esposa e tenho uma vida muito confortável aqui.
Você costuma visitar sua cidade? Com que frequência? Como você se sente quando volta para lá?
        Visitei pela primeira vez depois de 3 anos no último final de semana, não passei muito tempo na capital em si mas o pouco que estive lá foi o suficiente pra lembrar de tudo que me fez ir embora.
Você pensa em voltar a morar em sua cidade natal um dia?       
       Não, já vivi o suficiente lá e não tem nada que me faça voltar.
Você se sente parte da cidade onde vive agora?   
       Mais do que jamais me senti com minha cidade natal.
Quando se apresenta, o que você diz primeiro: de onde você veio ou onde mora atualmente?  
       "Do Piauí, em São Paulo".
O que você trouxe da sua terra que continua com você? 
       Meu sotaque está quase indo embora, já parei de puxar o "s" como um "x" como é normal lá no Piauí mas trouxe várias lembranças pequenas da minha família.
O que você acha que as pessoas deveriam saber sobre quem sai do Nordeste e vem morar aqui?    
       Não se deixe limitar por onde nasceu, você não é a sua cidade natal e não deveria tentar ser.

You may also like

Back to Top